A
coordenação do evento, assim que confirmar novas datas, manterá contato com os
(as) inscritos (as).
Agradecemos
a compreensão.
Rua Zulmira Santos, s/n, Centro CEP.: 45.435-000 Ituberá - Bahia E-mail: institutodegestaoij@gmail.com
A
coordenação do evento, assim que confirmar novas datas, manterá contato com os
(as) inscritos (as).
Agradecemos
a compreensão.
Seminário
“Acolhimento
Familiar: Medida protetiva na garantia da Proteção Integral”
Realização:
Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Ambiental e Humano – IDEAH e Instituto de
Gestão e Políticas Sociais – IJ
Data:
14 a 16 de dezembro de 2021
Local:
Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ibirapitanga (Praça
Ivan Lima, s/n, Centro – Ibirapitanga – BA).
Público:
Técnicos (as) dos serviços socioassistenciais e atores do Sistema de Garantia
dos Direitos.
Inscrição:
de 26 de novembro a 01 dezembro e 2021.
Solicite a sua inscrição AQUI.
Observação: Diante das restrições da Pandemia e o limite de participantes, as inscrições serão confirmadas até o dia 02/12, portanto, o preenchimento da ficha não garante vaga.
Preço:
Gratuito
Maiores informações:
E-mail: coordenacao@institutodegestaoij.org.br
WhatsApp: (73) 9 8181-6884
PROGRAMAÇÃO
14/12
– Terça - Feira |
08h00
– Credenciamento 09h00 – Mesa de Abertura 09h30 – Proteção Integral no contexto de violação de direito: Dra. Cleide Ramos – Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia. 12h00 – Intervalo para almoço 13h30
– Indicadores na qualificação de diagnóstico para a superação das violações
de direitos: Diego Pita – Mestre em Planejamento Territorial
e membro do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Ambiental e Humano – IDEAH. 17h00 – Encerramento do dia |
15/12 – Quarta - Feira |
08h30 - Política de Assistência Social na oferta do Serviço de Acolhimento Familiar: Daniel Miranda – Especialista em Gestão do SUAS e dos Direitos da Criança, do Idoso e da Juventude, coordenador de projetos do Instituto de Gestão e Políticas Sociais - IJ. 12h00 – Intervalo para almoço 13h30 – Desafios para implementação e execução do Serviço de Acolhimento Familiar I – Relato de experiência da gestão municipal: Jeane Rodrigues – Assistente Social e coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade II – Relato de experiência da Família Acolhedora – À confirmar 17h00 – Encerramento do dia |
16/12
– Quinta - feira |
08h30 – Oficina de elaboração do Projeto Político Pedagógico do Serviço de Acolhimento. Facilitadores:
Daniel Miranda e Jeane Rodrigues 12h00 – Encerramento com entrega dos certificados. |
LISTA DOS (AS) PROFISSIONAIS SELECIONADOS (AS)
Cargo |
Candidato (a) |
Técnico(a) com formação em psicopedagogia) |
Camila Silva dos Santos |
Técnico(a) com formação em psicologia |
Karen Georgia Cruz Costa |
Manuela dos Santos de Jesus |
O Instituto
de Gestão e Políticas Sociais – IJ manterá contato com as candidatas
selecionadas, no dia 16 de agosto, para orientações de contratação.
Ituberá,
13 d agosto de 2021.
Instituto
de Gestão e Políticas Sociais – IJ
Fonte: FDR
O curso Inclusão Social através do Esporte, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, nasce da inspiração e sensibilidade própria da palavra incluir como expressão de humanidade. O esporte é reconhecido como fenômeno plural e agregador capaz de agir como um facilitador importante do desenvolvimento humano e unificador dos povos para uma cultura de paz.
Pensando e democratizando o acesso ao conhecimento, o curso será desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância, em 12 fascículos, 12 vídeoaulas e 12 podcasts, com carga horária total de 140 horas aula. Além de conteúdos complementares através de dois webinários. Esse formato possibilitou uma abordagem multidisciplinar da inclusão, tendo efetivamente como proposta gerar conhecimentos que assegurem uma intervenção profissional segura e eficaz.
ACESSE AQUI E FAÇA A INSCRIÇÂO.
Ementa: O esporte como fator e ferramenta eficaz para o desenvolvimento humano; Princípios inclusivos para objetivos educativos em parâmetros de qualidade e intencionalidade na aprendizagem dos esportes para a pessoa com deficiência ou baixa literacia física; O esporte na aquisição de conhecimentos, habilidades e competências atlético-motora, acadêmica e socioemocional; Capacitando as pessoas para praticar o esporte de forma inclusiva, autônoma e regular; Estilos de vida ativo e impactos nas atividades socialmente relevantes no lazer e treinamento; Valores humanos, fair play e cultura de paz para inclusão pelo esporte.
Ementa: Apresentação e análise da prática esportiva para pessoas com deficiência em uma perspectiva da inclusão segundo aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais; Legislação, normas e fiscalização para o fomento, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação das práticas desportivas formais e não formais para pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e mental no Brasil.
Ementa: Processo histórico formativo do Profissional de Educação Física numa perspectiva inclusiva; Desafios e dificuldades dos profissionais de educação física no processo de inclusão social por meio das práticas esportivas em diversos ambientes; Impacto das ações esportivas inclusivas na vida dos profissionais de educação e tríade de relação pedagógica (professor-aluno-comunidade).
Ementa: Aspectos inerentes a atividade física e esporte de rendimento adaptados e inclusivos para a pessoa com deficiência e necessidades especiais; Processo social e histórico da deficiência; implicações neurofisiológicas, patológicas e disfunções orgânicas e traumáticas; considerações físico-motoras, sensoriais, mentais e psicoafetivas. Efetivação da participação da pessoa com deficiência nas diversas atividades esportivas e recreativas, no contexto escolar e em outros segmentos da sociedade em condição inclusiva para o desenvolvimento de potencialidades.
Ementa: Histórico e evolução dos esportes adaptados: caracterização, concepções, modalidades e benefícios aos participantes. Contribuição do esporte adaptado no processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Ementa: Potencialidades da Educação Física Escolar enquanto componente curricular obrigatório; Conceituação da inclusão nos espaços escolares por intermédio da disciplina de Educação Física e do Esporte da escola; Diferenciação Educação Física adaptada x Educação Física inclusiva; Recomendações de modelos de práticas para o processo de ensino-aprendizagem do esporte com viés inclusivo; Reflexões sobre possibilidades inclusivas e educação de qualidade; Práticas experimentais pela Educação Somática como proposta de inclusão nas práticas esportivas.
Ementa: Conceitos e abrangência dos temas de Educação Inclusiva e Esporte Inclusivo. A relevância social, educacional e política do esporte inclusivo na performance motora e na aptidão física relacionada a saúde. Princípios e orientações sobre Educação Inclusiva nos documentos oficiais e nas boas práticas da literatura acadêmica. Estilos de ensino convergentes e divergentes para o Esporte Inclusivo. Modelos e estratégias de ensino, inclusive o MARE (Modelo Ativo e Reflexivo de Ensino) para o Esporte Inclusivo. Práticas e instrumentos de avaliação como estratégia pedagógica inclusiva no Esporte.
Ementa: Legislação e marco legal da acessibilidade; Identificação das principais barreiras físicas, acessibilidade, desenho universal e adaptação razoável; Identificação das principais barreiras culturais e atitudinais; Mobilidade e autonomia; Como enfrentar as principais barreiras impostas pelo meio em que se vive; Prática esportiva e acessibilidade.
Ementa: Propiciar conhecimentos teóricos (conceito e categorias de TA) para profissionais da Educação Física a fim de que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e à autonomia das pessoas com deficiência em seu processo de inclusão.
Ementa: Conceitos sobre Políticas Públicas. Definição sobre Políticas Públicas para a Inclusão. Processo histórico das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte. Desafios das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte para Inclusão. Impactos das Políticas Públicas para Inclusão através da Educação e pelo Esporte.
Ementa: Potencialidades as ações inclusivas por meio do esporte; Conceituação da inclusão através do esporte e as noções básicas das normas vigentes; Conceituação de gestão e o papel do gestor na inclusão através do esporte; Ações de gestão com vistas a melhorar a inclusão através do esporte.
MÓDULO 12: Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo.
Ementa: Apresentar casos de sucesso no esporte inclusivo: esporte participação, esporte educacional, esporte alto rendimento e reabilitação através do esporte; na visão do aluno / atleta , Profissional de Educação Física e da família. Analisar o processo inclusivo de pessoas com deficiência nos ambientes esportivos, por intermédio da metodologia utilizada, relações sociais estruturadas, acessibilidade aos diversos ambientes e participação efetiva nas atividades esportivas. O esporte inclusivo como meio para romper as barreiras de acessibilidade.
Relação dos (as) classificados (as) na fase de avaliação curricular
Cargo |
Candidato
(a) |
Horário |
Técnico(a) com formação em
psicopedagogia) |
Camila Silva dos Santos |
14h30 |
Soraya
Karine Ramos dos Santos |
15h00 |
|
Técnico(a) com formação em
psicologia |
Karen Georgia Cruz Costa |
15h30 |
Manuela dos
Santos de Jesus |
16h00 |
|
Rosimare
Santana dos Santos |
16h30 |
|
Yasmim Santos Tavares |
17h00 |
Convocamos os (as) candidatos (as), classificados (as) na 1ª fase do processo de seleção, para comparecerem no local indicado abaixo, conforme horário marcado, com o objetivo de participarem da etapa de entrevista.
Local: Instituto de Desenvolvimento Sustentável
do Baixo Sul da Bahia (IDES)
Endereço: Rua Hildebrando de Araújo Góes – Centro -Ituberá
Data: 11/08/2021
(quarta-feira)
O resultado do processo seletivo: até 13
de agosto de 2021 (sexta-feira)
Ituberá, 09 de agosto de 2021
Instituto
de Gestão e Políticas Sociais - IJ
1. APRESENTAÇÃO
INSTITUTO DE GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS – IJ, através do presente edital abre inscrições e estabelece normas relativas a realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação, em regime celetista, de profissionais com formação em psicologia e psicopedagogia para o Projeto Núcleo de Defesa e Atendimento a Família a ser executado no município de Ituberá, no período de 06 (seis) meses.
O presente Processo Seletivo será regido por este Edital e seus anexos, sendo executado, monitorado e avaliado pelo Conselho Deliberativo do Instituto de Gestão e Políticas Sociais – IJ.
O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento do referido edital.
O Processo Seletivo Simplificado destina-se a selecionar candidatos (as) para contratação, em conformidade com o especificado no item dois deste Edital. Os (as) profissionais serão contratados (as) no regime CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, mediante assinatura em Carteira de Trabalho e recolhimento de todos os encargos incidentes
O pagamento do salário será realizado mensalmente, até o quinto dia útil do mês subsequente ao período aquisitivo, após cumprimento das metas e atividades estabelecidas no plano de trabalho do Projeto Núcleo de Defesa e Atendimento a Família aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ituberá em 2020.
O prazo de vigência da contração serão de 06 (seis) meses, podendo ser estendido por prazo não superior a vigência do Plano de Ação aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ituberá – Bahia.
2. DA SELEÇÃO
A seleção dos (a) candidatos (as) será realizada mediante ANÁLISE CURRICULAR E ENTREVISTA.
Os (as) candidatos (as) que preencherem os requisitos descritos nos itens 05 deste Edital serão submetidos (as) à entrevista, considerada etapa eliminatória.
3. DA VALIDADE E DAS VAGAS:
A seleção terá validade de 06 (seis) meses e os (as) candidatos (as) selecionados (as) serão convocados (as) à medida da disponibilidade de vagas ofertadas. Do quadro de vagas
Cargo | Vagas | C. Horária | Remuneração |
Técnico(a) com formação em psicologia | 02 | 20 horas | R$ 1.400,00 |
Técnico(a) com formação em psicopedagogia | 01 | 20 horas | R$ 1.400,00 |
Além do valor da remuneração, o profissional receberá ajuda de custo de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais.
4. DAS HABILIDADE e COMPETÊNCIAS DO (A) PROFISSIONAL
Em psicologia:
a) Promover estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.
b) Atua junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança.
c) Assessorar os serviços de educação, saúde e assistência social, na elaboração e implementação de programas de mudança de caráter social e técnico, em situações planejadas ou não.
d) Pesquisar, analisar e estudar variáveis psicológicas que influenciam o comportamento dos demandatários (as) dos serviços públicos.
e) Colaborar com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.
f) Desenvolver trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.
g) Desenvolver, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a autorrealização e o exercício da cidadania consciente.
h) Elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.
i) Realiza avaliação e diagnóstico psicológicos de entrevistas, observação, testes e dinâmica de grupo, com vistas à prevenção e tratamento de problemas psíquicos.
j) Realiza atendimento psicoterapêutico individual ou em grupo, adequado às diversas faixas etárias.
l) Realiza atendimento individual ou coletivo para orientação ou acompanhamento psicoterapêutico.
m) Participar e acompanhar a elaboração de programas educativos e de treinamento em saúde mental, a nível de atenção primária, em instituições formais e informais do Sistema de Garantia dos Direitos, da Rede Socioassistencial e da Saúde local.
n) Atuar junto à equipe multiprofissionais no sentido de leva-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervém na saúde geral do indivíduo.
o) Atuar como facilitador (a) no processo de integração e adaptação do indivíduo à instituição. Orientação e acompanhamento aos de mandatários (as), familiares, técnicos e demais agentes que participam, diretamente ou indiretamente dos atendimentos.
p) Participar dos planejamentos e realizar atividades culturais, terapêuticas e de lazer com o objetivo de propiciar a reinserção social de demandatários (as) egressas dos serviços de saúde, educação e dos serviços socioassistenciais.
q) Realizar triagem e encaminhamentos para recursos da comunidade, sempre que necessário.
Em psicopedagogia:
a) Planejar, intervir e avaliar o processo de aprendizagem, nos variados contextos, mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios da Psicopedagogia.
b) Utilizar métodos, técnicas e instrumentos que tenham por finalidade a pesquisa e a produção de relatório.
c) Participar na formulação e na implantação de ações na área de educação, saúde e assistência social relacionadas à aprendizagem e à inclusão social.
d) Articular a ação psicopedagógica com profissionais de áreas afins, para atuar em diferentes ambientes de aprendizagem.
e) Exercer orientação, coordenação e formação para profissionais de educação, saúde e assistência social.
f) Realiza atendimento individual ou coletivo para orientação ou acompanhamento psicopedagógico.
g) Atuar como facilitador (a) no processo de integração e adaptação do indivíduo à instituição. Orientação e acompanhamento aos de mandatários (as), familiares, técnicos e demais agentes que participam, diretamente ou indiretamente dos atendimentos.
5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os candidatos (as) para se habilitarem a etapa de entrevista apresentarão os documentos listados no item 6.
Juntamente ao currículo e demais documentos, o candidato (a) preencherá e entregará a ficha, conforme anexo I.
Para cada etapa de seleção da seleção os (as) candidatos (as) serão avaliados (as) por um barema específico.
6. ENTREGA DOS CURRÍCULOS E ENTREVISTAS
Os currículos serão enviados até 06 de agosto de 2021, para contato@institutodegestaoij.org.br, com a descrição do assunto: Inscrição do Processo Seletivo nº 01/2021 – Ituberá.
A lista de candidatos (as) habilitados (as) para a etapa de entrevista será publicada no dia 09 de agosto, através do Blog: instititutodegestaoij.blogspot.com
As entrevistas serão realizadas no dia 11 de agosto (quarta-feira), das 14h00 às 17h00, no Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES), situado na Rua Hildebrando de Araújo Góes – Centro -Ituberá, conforme lista de habilitados (as) onde constarão os horários específicos de cada candidato (a) e o resultado final será publicado no dia 13 de agosto (sexta-feira).
Os (as) candidatos (as) deverão anexar ao currículo os seguintes documentos:
a) Cópia do CPF e da cédula de Identidade, observando as características de validade;
b) Cópia de diploma do curso de superior;
c) Cópia da carteira e Certidão de Nada Consta do Conselho Classe, quando necessário;
d) Cópia do comprovante de residência atualizado (e até 90 dias);
e) Cópias de comprovante das experiências (CTPS, declarações ou atestado de capacidade técnica constando detalhamento de atividade prestada e o tempo de serviço), formações e participação em eventos declarados no currículo;
f) Ficha de Inscrição – Modelo no Anexo I
g) Currículo - Modelo no Anexo II.
7. DA CONTRATAÇÃO
Os (as) profissionais selecionados (as) iniciarão suas atividades no dia 16 de agosto de 2021.
8. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
Período das inscrições: até 06 de agosto de 2021 (sexta-feira)
Resultado da análise curricular: 09 de agosto de 2021 (segunda-feira)
Dia da entrevista: 11 de agosto de 2019 (quarta-feira)
O resultado do processo seletivo: 13 de agosto de 2021 (sexta-feira)
As informações e resultados serão divulgados pelo: institutodegestaoij.blogspot.com
Informações e retirada de dúvidas serão ofertadas até o dia 29 de julho de 2020, através do e-mail : contato@institutodegestaoij.org.br
9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Os casos omissos serão resolvidos pelo Instituto de Gestão e Políticas Sociais – IJ e Comissão de Seleção.
Ituberá, 03 de agosto de 2021
Instituto de Gestão e Políticas Sociais - IJ.
ANEXO I
Seleção de profissionais para o Núcleo de Defesa e Atendimento a Família de Ituberá - Bahia
Ficha de Inscrição
Candidato (a): | |
Área de formação: | |
Endereço: | |
Município: | CEP: |
Telefone ( ) | Celular: |
E-mail: | |
Candidato (a) para: Psicólogo (a) ( ) Psicopedagogo (a) ) ( ) |
Cidade , _____de agosto de 2021.
__________________________________________
Assinatura do (a) candidato (a)
ANEXO II
Seleção de profissionais para o Núcleo de Defesa e Atendimento à Família de Ituberá- Bahia
Modelo de currículo
Endereço; CEP xxx ; Cidade – Bahia
Celular ( )
FORMAÇÃO ACADÊMICA
PESQUISA E PRODUÇÃO
FORMAÇÕES COMPLEMENTARES
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS (Iniciar da última experiência)
NOME DA ORGANIZAÇÃO
Função: Função/Cargo e descrição das atividades desenvolvidas.
Período: Início e término
NOME DA ORGANIZAÇÃO
Função: Função/Cargo e descrição das atividades desenvolvidas.
Período: Início e término
SEMINÁRIOS/CONFERÊNCIAS E PALESTRAS
REFERÊNCIAS PESSOAIS
NOME DA REFERÊNCIA
Função e organização de vinculação
Tel. ( )