Acessos ao Blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 01/2021 - PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O NÚCLEO DE DEFESA E ATENDIMENTO À FAMÍLIA DE ITUBERÁ – BAHIA

 LISTA DOS (AS) PROFISSIONAIS SELECIONADOS (AS)

 

Cargo

Candidato (a)

Técnico(a) com formação em psicopedagogia)

Camila Silva dos Santos

 Técnico(a) com formação em psicologia

Karen Georgia Cruz Costa

Manuela dos Santos de Jesus

 

O Instituto de Gestão e Políticas Sociais – IJ manterá contato com as candidatas selecionadas, no dia 16 de agosto, para orientações de contratação.

 

Ituberá, 13 d agosto de 2021.

 

Instituto de Gestão e Políticas Sociais – IJ

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Abertas as inscrições para o Curso Inclusão Social Através do Esporte

Fonte: FDR


O curso Inclusão Social através do Esporte, promovido pela Fundação Demócrito Rocha,  nasce da inspiração e sensibilidade própria da palavra incluir como expressão de humanidade. O esporte é reconhecido como fenômeno plural e agregador capaz de agir como um facilitador importante do desenvolvimento humano e unificador dos povos para uma cultura de paz. 

Pensando e democratizando o acesso ao conhecimento, o curso será desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância, em 12 fascículos, 12 vídeoaulas e 12 podcasts, com carga horária total de 140 horas aula. Além de conteúdos complementares através de dois webinários. Esse formato possibilitou uma abordagem multidisciplinar da inclusão, tendo efetivamente como proposta gerar conhecimentos que assegurem uma intervenção profissional segura e eficaz.

ACESSE AQUI E FAÇA A INSCRIÇÂO.

  • MÓDULO 1: Princípios da Prática Esportiva Inclusiva

    Ementa: O esporte como fator e ferramenta eficaz para o desenvolvimento humano; Princípios inclusivos para objetivos educativos em parâmetros de qualidade e intencionalidade na aprendizagem dos esportes para a pessoa com deficiência ou baixa literacia física; O esporte na aquisição de conhecimentos, habilidades e competências atlético-motora, acadêmica e socioemocional; Capacitando as pessoas para praticar o esporte de forma inclusiva, autônoma e regular; Estilos de vida ativo e impactos nas atividades socialmente relevantes no lazer e treinamento; Valores humanos, fair play e cultura de paz para inclusão pelo esporte.

    • MÓDULO 2: Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil.

      Ementa: Apresentação e análise da prática esportiva para pessoas com deficiência em uma perspectiva da inclusão segundo aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais; Legislação, normas e fiscalização para o fomento, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação das práticas desportivas formais e não formais para pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e mental no Brasil.

      • MÓDULO 3: O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte.

        Ementa: Processo histórico formativo do Profissional de Educação Física numa perspectiva inclusiva; Desafios e dificuldades dos profissionais de educação física no processo de inclusão social por meio das práticas esportivas em diversos ambientes; Impacto das ações esportivas inclusivas na vida dos profissionais de educação e tríade de relação pedagógica (professor-aluno-comunidade).

        • MÓDULO 4: Atividade física versus esportes de alto rendimento: diferenças, características, e aplicabilidade para pessoas com deficiência.

          Ementa: Aspectos inerentes a atividade física e esporte de rendimento adaptados e inclusivos para a pessoa com deficiência e necessidades especiais; Processo social e histórico da deficiência; implicações neurofisiológicas, patológicas e disfunções orgânicas e traumáticas; considerações físico-motoras, sensoriais, mentais e psicoafetivas. Efetivação da participação da pessoa com deficiência nas diversas atividades esportivas e recreativas, no contexto escolar e em outros segmentos da sociedade em condição inclusiva para o desenvolvimento de potencialidades.

          • MÓDULO 5: Esporte adaptado como ferramenta para o protagonismo e transformação social.

            Ementa: Histórico e evolução dos esportes adaptados: caracterização, concepções, modalidades e benefícios aos participantes. Contribuição do esporte adaptado no processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

            • MÓDULO 6: Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física.

              Ementa: Potencialidades da Educação Física Escolar enquanto componente curricular obrigatório; Conceituação da inclusão nos espaços escolares por intermédio da disciplina de Educação Física e do Esporte da escola; Diferenciação Educação Física adaptada x Educação Física inclusiva; Recomendações de modelos de práticas para o processo de ensino-aprendizagem do esporte com viés inclusivo; Reflexões sobre possibilidades inclusivas e educação de qualidade; Práticas experimentais pela Educação Somática como proposta de inclusão nas práticas esportivas.

              • MÓDULO 7: Educação inclusiva para o esporte: modelos de ensino e estratégias pedagógicas.

                Ementa: Conceitos e abrangência dos temas de Educação Inclusiva e Esporte Inclusivo. A relevância social, educacional e política do esporte inclusivo na performance motora e na aptidão física relacionada a saúde. Princípios e orientações sobre Educação Inclusiva nos documentos oficiais e nas boas práticas da literatura acadêmica. Estilos de ensino convergentes e divergentes para o Esporte Inclusivo. Modelos e estratégias de ensino, inclusive o MARE (Modelo Ativo e Reflexivo de Ensino) para o Esporte Inclusivo. Práticas e instrumentos de avaliação como estratégia pedagógica inclusiva no Esporte.

                • MÓDULO 8: Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade.

                  Ementa: Legislação e marco legal da acessibilidade; Identificação das principais barreiras físicas, acessibilidade, desenho universal e adaptação razoável; Identificação das principais barreiras culturais e atitudinais; Mobilidade e autonomia; Como enfrentar as principais barreiras impostas pelo meio em que se vive; Prática esportiva e acessibilidade.

                  • MÓDULO 9: Tecnologia Assistiva para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência.

                    Ementa: Propiciar conhecimentos teóricos (conceito e categorias de TA) para profissionais da Educação Física a fim de que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e à autonomia das pessoas com deficiência em seu processo de inclusão.

                    • MÓDULO 10: Políticas públicas para inclusão e educação pelo esporte

                      Ementa: Conceitos sobre Políticas Públicas. Definição sobre Políticas Públicas para a Inclusão. Processo histórico das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte. Desafios das Políticas Públicas na Educação e pelo Esporte para Inclusão. Impactos das Políticas Públicas para Inclusão através da Educação e pelo Esporte.

                      • MÓDULO 11: Fundamentos da ação do gestor de esporte para a educação inclusiva

                        Ementa: Potencialidades as ações inclusivas por meio do esporte; Conceituação da inclusão através do esporte e as noções básicas das normas vigentes; Conceituação de gestão e o papel do gestor na inclusão através do esporte; Ações de gestão com vistas a melhorar a inclusão através do esporte.

                      • MÓDULO 12: Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo.

                      • Ementa: Apresentar casos de sucesso no esporte inclusivo: esporte participação, esporte educacional, esporte alto rendimento e reabilitação através do esporte; na visão do aluno / atleta , Profissional de Educação Física e da família. Analisar o processo inclusivo de pessoas com deficiência nos ambientes esportivos, por intermédio da metodologia utilizada, relações sociais estruturadas, acessibilidade aos diversos ambientes e participação efetiva nas atividades esportivas. O esporte inclusivo como meio para romper as barreiras de acessibilidade.

                      ETAPA DE ENTREVISTA DO EDITAL Nº 01/2021 - PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O NÚCLEO DE DEFESA E ATENDIMENTO À FAMÍLIA DE ITUBERÁ – BAHIA

                       Relação dos (as) classificados (as) na fase de avaliação curricular

                       

                      Cargo

                      Candidato (a)

                      Horário

                      Técnico(a) com formação em psicopedagogia)

                      Camila Silva dos Santos

                      14h30

                      Soraya Karine Ramos dos Santos

                      15h00

                       

                      Técnico(a) com formação em psicologia

                      Karen Georgia Cruz Costa

                      15h30

                      Manuela dos Santos de Jesus

                      16h00

                      Rosimare Santana dos Santos

                      16h30

                      Yasmim Santos Tavares

                      17h00

                      Convocamos os (as) candidatos (as), classificados (as) na 1ª fase do processo de seleção, para comparecerem no local indicado abaixo, conforme horário marcado, com o objetivo de participarem da etapa de entrevista.

                       

                      Local: Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES)

                      Endereço: Rua Hildebrando de Araújo Góes – Centro -Ituberá

                            Data: 11/08/2021 (quarta-feira)

                      O resultado do processo seletivo:  até 13 de agosto de 2021 (sexta-feira)

                       

                      Ituberá, 09 de agosto de 2021

                       

                       Instituto de Gestão e Políticas Sociais - IJ