Fonte: Ipea
Design thinking, laboratórios de inovação e gamificação são algumas das estratégias utilizadas na administração pública nacional
Tão importante quanto apostar na criatividade nas organizações é desenvolver as capacidades para transformar boas ideias em práticas de inovação. É a partir dessa premissa que a obra Inovação e Políticas Públicas: Superando o Mito da Ideia - lançada nesta sexta, 14, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) - traz para debate métodos e abordagens de inovação a partir de casos concretos do setor público.
Ferramentas como design thinking, metodologias ágeis, cocriação, laboratórios de inovação, prototipagem e gamificação já vem sendo utilizadas pela administração pública. “A implementação das ideias inovadoras não é tarefa trivial, trata-se de processo de coprodução gradual, complexo e multicausal, cujos componentes de suor e esforço são tão ou até mais importantes que os de genialidade”, explica Pedro Cavalcante, organizador da publicação e coordenador de Governança e Capacidades Estatais do Ipea.
Segundo o pesquisador, há uma disseminação da cultura de inovação no setor público, o que pode ser comprovado com o aumento de laboratórios de inovação. A publicação mostra que nos últimos quatro anos houve um crescimento significativo dos laboratórios de inovação que, apesar de distribuído de maneira desigual entre os estados, possui alto grau de formalização em suas criações. A maioria foi implementada pelos governos com espaço físico próprio e composta por pequenas equipes, embora interdisciplinares.
As experiências bem-sucedidas relatadas no livro permitiram identificar o papel que os servidores públicos desempenham na implementação das inovações. A conclusão foi que os servidores são os protagonistas, na medida em que atuam desde o início como idealizadores, formadores e coordenadores dos processos de co-criação, o que propicia a continuidade e perenidade fundamentais em projetos de inovação.